Valor Social – Parece mágica

A primeira vez que ouvi falar sobre valor no mundo da sedução (e não era sobre o social, era apenas valor) pensei que era sobre sermos pessoas corajosas, confiantes que temos valor, capazes de realizar coisas e sermos bem sucedidos.

Isso é importante, mas valor social não é bem isso: é gerar valor para a sociedade num todo. E o mais curioso é que, quanto mais valor sugerimos para a sociedade, mais valor recebemos em troca.

Não tenho dado muita importância a este conceito. Entendia a importância de contribuir para a sociedade, mas quase como uma obrigação ou caridade.

Ainda não tinha virado a chave, mas virou enquanto assistia aos vídeos do módulo do valor social que o Edward Ross gravou.

É um mecanismo altamente contraintuitivo. Ao fazermos as coisas sem pedir nada em troca recebemos o retorno mais tarde. É mesmo como um investimento. Mas, claro, à longo prazo.

Imagine a seguinte situação. Você faz voluntariado para ajudar pessoas que, neste momento, estão desempregadas. Você poderá acabar por conhecer alguma destas pessoas e até trocarem contatos. Agora imagine que, daqui a alguns meses, você tenha um problema no seu trabalho e desabafe no Facebook sobre isso. Essa pessoa que estava desempregada pode saber resolver esse problema pois está numa área de trabalho parecida à sua.

Veja, é real, não é magia, você contribuiu para a sociedade com o seu tempo (que equivale a dinheiro), e recebeu em troca uma ajuda (que equivale a tempo de trabalho, e assim há dinheiro).

Repare, não é apenas uma questão de caridade, é como investimento.

Apetece dizer, ajude, nem que seja por egoísmo.

A sociedade em geral dá cada vez mais importância a isto. Existe todo um movimento de mudança. E não existe incompatibilidade com a iniciativa individual. Não vão deixar de existir empresas. As duas coisas se complementam.

E as mulheres também, cada vez mais, gostam de homens com valor social, porque também quer que mudem para melhor. Por isso fique também esperto nisso.

 

Abraço!

E Lembre-se de Ser Extraordinário!