LIKEUS TRAINING CONTRA A MELANCOLIA

Há duas semanas escrevi aqui no blog sobre depressão. Na ocasião, tentei alertar o tipo de situação que pode levar alguém a se sentir extremamente solitário e incompreendido – ao ponto de tirar a própria vida (https://likeus-training.com/blog/setembro-amarelo-mas-tambem-verde-branco-lilas-preto-vermelho). Hoje falarei sobre uma espécie de derivado da depressão. Não tão radical, porém igualmente nocivo: deixar que a melancolia te transforme em uma pessoa que o LikeUs Training não quer!

A relação tem a ver com a pandemia da Covid-19, o modelo mais nítido. Quando decretada a quarentena, seja lá em qual cidade, ficar enclausurado(a) passou a ser uma tortura para quem não estava acostumado a ficar em casa. Aqui é bom começar a distinguir. O ‘ficar em casa’ é no sentido de não depender das ruas para buscar lazer. Por exemplo a turma do sofá com Netflix, que só acelerou seu consumo diário de entretenimento em vídeo com uso sem parcimônia dos aplicativos de comida. Ficaram até felizes de certo modo. Diferente de quem praticamente abandonou o universo e se entregou ao abatimento por não ter este costume.

Desde que deixei de ser comum para me tornar extraordinário – como o LUST te ensina – coloquei na mente a palavra Evolução. Até minha morte não quero parar de crescer como ser humano! Para isso detectei os gatilhos que me fazem andar para frente. Perceba, leitor(a), que ser extraordinário não tem a ver com ser o ‘pika das galácias comedor de bucetas’. Isso vem naturalmente das ações que escolhi para minha vida. Uma delas foi continuar os exercícios físicos.

A quarentena quebrou muita gente que mantinha um corpo saudável – no sentido organizacional. Pessoas usavam academias, partidas como futebol ou vôlei, corridas, danças, entre outros, para ficar em forma. Com tudo fechado por tempo indeterminado, essas pessoas não sabiam o que fazer instantaneamente para manterem suas formas. Onde vou jogar? Onde vou malhar? Onde…? Pra piorar, a avalanche de problemas que a sociedade lhe manda (porque não é a vida que gera boletos, relações familiares, redução no salário, perda de emprego etc.).

A soma de tudo isso, leitor(a), resultou em desânimo. Pessoas que estavam com mente e corpo plenos em março deste ano, agora, em setembro, estão um pouco diferentes. Novo normal? Não deveria. Falta de vontade, ausência de tesão para realizar as coisas, preguiça até para cuidar da própria higiene dentro de casa. Está aí a melancolia, tão implacável quanto aquela mórbida ideia de sair de cena.

Não é isso que o LikeUs Training quer de você! Nenhum dos tipos!

Qualquer que seja a depressão, deve ser imediatamente detectada e tratada passo a passo. Acionar gatilhos em sua mente que ajudem a não te jogar para baixo. Não deixar que seu psicológico fique transtornado por uma situação inesperada – como a quarentena geral – é fundamental para que seu crescimento como homem ou mulher extraordinários não seja abalado.