Nosso problema não é ligar para o que os outros pensam.
É importante dar relevância para as opiniões de certas pessoas em certas áreas de nossas vidas. Queremos que as pessoas pensem que somos atraentes, talentosos e de confiança.
Todos se importam com suas reputações. Não há nada de errado com isso. Uma reputação boa pode abrir portas. Uma reputação excelente pode te livrar de encrenca.
Além disso, todos ligam para o que seus amigos e família pensam deles. Isso não vai sofrer muitas mudanças.
No geral, queremos que as pessoas pensem bem sobre nós.
Nosso verdadeiro problema é ligar para o que as pessoas que não nos dão importância pensam de nós. Queremos parar de dar importância para a aprovação de estranhos.
Não apresentamos o nosso melhor quando fazemos algo por aprovação. Isso até pode valer quando fazemos pelas pessoas importantes na nossa vida. Mas é um problema quando fazemos pelas pessoas que nunca mais iremos ver na vida.
Mas antes, vamos esclarecer algo que muitos podem confundir. Não ligar para o que os outros pensam não é igual à apatia.
Não Ligar Para O Que Os Outros Pensam vs. Apatia
O objetivo aqui não é parar de ligar para o que os outros pensam porque você finalmente aceitou ser um fracassado. O objetivo, é sim, estar tão ocupado arrasando e mandando bem na vida que você não tem tempo para ligar pras opiniões de qualquer um.
Afinal de contas, muitos mendigos e viciados que perambulam pelas ruas pararam de ligar para o que os outros pensam deles. É preguiça e fraqueza abaixar seu nível e padrão de vida para que não tenha que trabalhar duro para chegar onde quer.
Você teria menos com o quê se preocupar, mas também você ganha menos respeito. Ao percorrer esse caminho, não haverá preocupação com o que os outros pensam de você porque ninguém pensaria em você de qualquer forma.
Não é assim que queremos levar nossas vidas, não é? A meta é ter uma mente livre e uma vida extraordinária. Queremos o melhor dos dois mundos.
Queremos o fardo da performance sem ter o fardo da aprovação. Queremos uma excelente reputação sem pensar sobre como ter uma excelente reputação.
Este artigo sintetiza 3 simples passos que você pode dar para ligar menos enquanto conquista mais.
Dedique-se à Seus Próprios Valores
O mundo tenta fazer com que você pense e aja de certa forma. A fim de se proteger de pressão de grupo, você precisa de seus próprios valores, morais e objetivos.
É difícil ligar para o que os outros pensam se você não vive o sistema de valores delas.
Muitos são contra a religião, mas a religião é poderosa também por fazer isso tão bem. Religião dá às pessoas um conjunto de valores e expectativas, além de uní-las via rituais compartilhados. Esses rituais reforçam valores, moralidade e ética daquela religião.
Não estou argumentando a favor ou contra religião. Só estou demonstrando o poder que você tem quando vive por um conjunto de valores. Esse é o poder que você entrega de mão beijada quando liga para as opiniões dos outros.
Pessoas praticantes de religião só ligam para a aprovação dos outros na mesma religião. Além de não ligar para o que os outros pensam, eles acham que os valores dos outros são errados! Elas vivem pelas suas próprias regras.
Quando você vive pelas suas próprias regras, você não liga para o que qualquer um pensa, a não ser que elas também vivam pelas mesmas regras. Viver dessa forma elimina o desejo pela aprovação e melhora a sua vida.
Considerando isso, criar seu próprio sistema de valores e regras não é a parte difícil. É fácil escolher as melhores partes de um sistema ou grupo para adotar. Qualquer pessoa, evento ou estilo de vida que lhe dê inspiração tem o poder de te melhorar.
O desafio é aderir a esses valores diante de uma mentalidade de rebanho e pensamentos de grupos sociais.
Conforme você faz as suas próprias regras, certifique-se de encontrar outras pessoas que tenham valores semelhantes. Essa será sua tribo. Eles não precisam concordar contigo em cada detalhe, mas a sua tribo vai compartilhar dos mesmos objetivos.
Isso é incrivelmente irônico:
Encontrar mentes semelhantes facilita a transição para individualidade.
Foque no Processo
O resultado nunca é garantido, mas o processo é seu. O resultado de seus esforços pode ser arrancado de seus braços de várias formas.
Você pode trabalhar e se esforçar e ser roubado, se apaixonar e ser traído, ou mandar bem sem ganhar qualquer reconhecimento. Quando faz algo pelo resultado, você dá importância demasiada para algo que está além de seu controle.
O resultado é exterior, não faz parte de sua constituição ou de seu interior, assim como a aprovação dos outros, vem de fora. Mas o processo de trabalhar em si, é interno.
Foque na execução correta e na disciplina que é exigida, pois tudo exige atenção e dedicação para ser bem feito. Esses são os elementos do processo. Focar no processo faz com que a preocupação quanto aos pensamentos dos outros quanto ao resultado seja algo difícil.
O processo é imune às opiniões dos outros. É um lugar particular onde você pode errar, crescer e cuidar da única coisa que importa: aquilo que você pode controlar.
Sim, pessoas podem criticar o que você está fazendo, mas não o que você está pensando e seus objetivos. Seu foco é no processo. O processo é o seu próprio estilo de aprender, se desenvolver e explorar.
Outra forma de ver essa ideia de “focar no processo”, é fazer somente aquilo que é importante pra você. Quando focar somente naquilo que é importante pra você, naturalmente esse foco se volta para o processo. Isso é porque você está mais focado na sua melhora do que ganhar atenção dos outros.
Você não está fazendo algo só para ganhar aprovação. Está fazendo porque é importante para você e está lhe aproximando do que você quer na vida. É uma simples extensão de comprometer-se às suas próprias regras e valores.
Sempre Agregue Valor
Quase sempre que menciono não ligar para o que os outros pensam, alguém faz alguma referência à “manutenção de sua reputação”. Eles argumentam que devemos sim, ligar para o que algumas pessoas pensam, pois essas pessoas importam.
Sempre falei que você deve sim, se importar com o que certas pessoas pensam. Por exemplo, você deveria se preocupar com estar bem com amigos e família. Se você não é autônomo, você deveria se preocupar com o que seu chefe pensa de você. Se é autônomo, então deve considerar o que seus clientes e consumidores pensam.
Mas acaba aí. Você não tem que gastar energia de manutenção aqui na internet, com quem você nem conhece, especialmente se não compartilham dos mesmos valores.
Você deve ter valores que fazem com que você seja alguém que as pessoas têm orgulho de conhecer. Elas não precisam concordar com sua visão ou perspectiva em toda questão, mas elas precisam te respeitar. Respeito é o resultado natural de ser alguém de valor.
Quando você agrega valor, não precisa pensar muito no que alguém está pensando, família ou qualquer outro.
Pense assim: e se você desenvolver um conjunto de valores que faria com que seja destrutivo e egoísta? Isso seria prejudicial para sua família e para si mesmo.
Para que isso não aconteça, foque sempre em agregar valor. Quando você faz questão de agregar valor, estará sempre contribuindo para algo significativo. A sensação que isso traz supera qualquer desejo por aprovação externa.
Se sempre agir de acordo com seu código de valores, focar no processo de agregar valor, você sempre irá melhorar a situação.
Conclusão
Se seguir esses passos, você se livrará das limitações de buscar aprovação.
Não será porque você, de forma arrogante, acredita que é melhor dos que os outros.
Não será porque você dá as costas às suas piores e mais destrutivas qualidades.
Não será porque você se acomodou numa vida de mediocridade e conformidade.
Ao invés disso, você não dará importância, porque você está ocupado demais com o seu desenvolvimento e melhorando tudo que te cerca.