Se lembre do pior receio ou hábito ruim que você tem. É chato viver com ele atrapalhando sua vida, essa regra de pensamento que já não faz sentido hoje, mas que permanece impregnada na sua mente, não é mesmo?
Para começar, se você acha que vai ter de viver para sempre, por exemplo, com essa ansiedade de abordar pessoas que nunca viu na vida, então já está começando mal. Primeiro tem de ter consciência da matrix para depois a mudar.
Veja neste post como reprogramar a mente com a técnica mais rápida que existe atualmente: hipnose.
Espera aí, hipnose, não é aquelas brincadeiras bobas que fazem controlando pessoas?
Calma. De fato, isso usa hipnose, mas nós vamos ser mais espertos e usar hipnose para dar comandos construtivos para o nosso cérebro – e a longo prazo.
Mas antes só esclarecer que hipnose não é controlar ninguém: ninguém entra em transe hipnótico se não quiser. Na realidade, ninguém hipnotiza ninguém, apenas ajuda a outra pessoa a se auto-hipnotizar.
1 – O que é hipnose?
É um estado em que nós nos encontramos várias vezes durante o dia:
- quando estamos lendo um livro
- quando estamos assistindo TV com atenção
- quando estamos pensando muito focados num só assunto
Nesses estados estamos mais sugestionáveis. Ou seja, o cérebro pode ser reprogramado e aprender coisas novas sem questionar se é verdade. Basta dizer essas sugestões de forma positiva, curta e clara (pois é assim que o subconsciente percebe) e com repetição e emoção.
Por exemplo: “Abordar pessoas novas é bom e eu sou responsável”
2 – O que é esse negócio do subconsciente?
É o que realmente guia as nossas decisões, cerca de 95% delas! No artigo sobre as 4 técnicas para combater a ansiedade falamos que o cérebro se divide em várias partes.
O subconsciente contém as regras de vida que você aprendeu (de forma certa ou errada), e as nossas decisões vão se baseando nesses aprendizagens. Vamos supor que você tem medo de abordar pessoas que nunca viu. É porque em algum momento o seu cérebro aprendeu, ou alguém lhe ensinou, que é perigoso falar com pessoas estranhas.
E mesmo quando a parte lógica do cérbero intervém, ela dá apenas como que uma opinião sobre fatos que podem ocorrer em diversos cenários, sendo que quem decide se esses fatos têm valor ou não é o subconsciente.
A única forma que a parte racional tem de contrariar o subconsciente é através da força de vontade, mas ela é limitada – como uma bateria. Por exemplo, você tendo medo de abordar pessoas desconhecidas pode conseguir se forçar com a força de vontade, mas isso não dura muito, né? Mais cedo ou mais tarde irá desistir.
3 – Quanto tempo demora a reprogramar a mente?
O cérbero não muda assim de repente. Isto porque ele não foi projetado para estar sempre a mudar os aprendizados. Ele (a parte inconsciente) prefere que esteja sempre tudo na mesma, para economizar energia. Não está preocupado com a sua felicidade, apenas com a sua sobrevivência.
A rapidez da mudança depende da conjugação entre repetição e impacto emocional.
Quanto mais se repete a sugestão mas rápida é a mudança. Mas não basta repetir, tem de ser também com emoção, e quanto mais emoção melhor.
Então diga a frase “Abordar pessoas novas é bom e eu sou responsável” se imaginando feliz a falando com pessoas novas, e não simplesmente dizer a frase.
Nós vamos mudando os hábitos e crenças ao longo da nossa vida, mas muito devagarinho. Aqui queremos não demorar anos a perder o medo de falar com pessoas desconhecidas.
Então você pode fazer diversas técnicas estudadas em psicologia.
A mais rápida é a hipnose. Porque é um acesso direto ao subconsciente. Ele fica altamente receptivo. É possível até mesmo regredir ao momento em que ocorreram traumas e ressignificá-los e, assim, libertar as emoções.
4 – Como um hipnotista coloca coloca a pessoa em hipnose?
Pergunta errada! Ninguém coloca outra pessoa em hipnose. Toda hipnose é auto-hipnose. O hipnotista só diz à pessoa no que ela tem de pensar e fazer para se hipnotizar.
As formas para se entrar em hipnose passam por relaxar e focar o pensamento.
(Nota: as pessoas não dormem em hipnose, apesar de parecer que estão a dormir. E não estão inconscientes. Estão tão conscientes como quando você está a ler algum livro de histórias que goste. Apenas está desligada do mundo. Mas com alguma atenção clara, o cérbero não é burro, se algo estranho acontecer a pessoa sai do estado de transe, tal como você salta da cadeira se estiver a ler um livo e a casa começar a pegar fogo).
5 – Como se auto-hipnotizar passo a passo?
Pergunta correta! Para aprender mais sobre hipnose vou recomendar um vídeo e uma playlist do hipnoterapeuta Rafael Kraisch.
Neste vídeo ele fala, na prática, como se auto-hipnotizar de forma simples e dá sugestões para assim, ao fim de 21 dias, ter mudado um hábito ou perdido um medo. Veja no minuto 1:39 (embora deva assistir o vídeo todo para compreender melhor o conceito):